Uma
das coisas mais desagradáveis em uma conversa é sentir-se um peixe fora d'água,
não é mesmo? De acordo com Marcele Goes, consultora de imagem pessoal e
corporativa da Estilo Sob Medida e membro da Associação Internacional de
Consultoria de Imagem (AICI), quando se interage socialmente e
profissionalmente, é obrigação estar atualizado acerca de termos e assuntos
pertinentes ao meio no qual está inserido.
Outro
ponto importante são as expressões específicas de determinados grupos, como
praticantes de um esporte, idioma, entre outros, que nem todo mundo é obrigado
a conhecer. “Pensando nessas diferenças de repertório pessoal é que se deve
buscar ser o mais didático e objetivo possível, principalmente quando se fala sobre
relações profissionais com pessoas da própria empresa, fornecedores ou
clientes”, afirma a especialista, que dá outras dicas valiosas.
Palavras estrangeiras
Evite usar termos gerais em outras
línguas, principalmente quando houver equivalente em português. Exemplos: petit
comité, hors concours, deadline, budget, briefing etc..
Termos específicos
Palavras específicas de determinadas
profissões não devem ser adotadas no discurso, sobretudo quando estiver falando
com alguém que não é da área. Em moda, cropped top, saia mullet, in
style são alguns exemplos. Já jurisprudência, petição, licitação são termos
jurídicos.
Evite gírias
As gírias estão absolutamente
vetadas. “Isso não significa que você precise ser extremamente formal, somente
deve abolir certos jargões”, recomenda Marcele.
Intimidade em demasia
Não chame as pessoas de nomes que
demonstram intimidade inadequada para o tipo de relacionamento como
"querida/o", "gata/o", "amiga/o",
"flor".
Erro de português alheio
Evite correções de termos em
português na frente dos outros. Se necessário, faça-o de maneira reservada ou
simplesmente apresente a mesma palavra utilizada da maneira correta.
Cautela nos elogios
Não use expressões de sentido
ambíguo ou que possam insinuar qualquer tipo de aproximação pessoal inadequada.
Neste sentido, também, cuidado com elogios que possam ser entendidos de maneira
errada.
Certas conclusões devem ser
guardadas para si
Por fim, é extremamente desagradável
fazer colocações do tipo: “fulana dormiu com o chefe” (para justificar alguma
promoção), “cicrano vai ter de abrir as pernas” (dizendo que ele deverá ceder
na negociação) e assim por diante. “São expressões tenebrosas e que muitas
pessoas têm coragem de falar normalmente”, conclui a consultora de imagem.
Estilo
Sob Medida nas redes sociais:
Siga: @estilosobmedida
Sobre
a Estilo Sob Medida
Sob
o comando de Marcele Goes, a Estilo Sob Medida é uma empresa especializada em
consultoria de imagem pessoal e corporativa. O trabalho desenvolvido pela
profissional, que é membro da AICI, a maior associação de
consultores de imagem no mundo, é totalmente exclusivo e personalizado,
para que cada cliente descubra suas reais características físicas e
eleve a confiança na própria imagem.
Com
11 anos de experiência na área, Marcele Goes é formada em Desenho de Moda pela
Faculdade Santa Marcelina com MBA em Gestão Estratégica de Moda pela FAAP. Fez
treinamentos de Consultoria de Imagem Corporativa no London Image Institute
(EUA) e de Consultoria de Imagem Pessoal na Aston-Hayes Image Consultancy
(Inglaterra) e na Dresscode International (Brasil). É, ainda, maquiadora
profissional formada pelo Centro Avançado de Estética Payot.
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