COMO FUNCIONA:

Estar "fora" da Moda por não usar o que está nas revistas pode não significar estar fora da Moda de fato! É importante se sentir bem, respeitar seu estilo pessoal e tipo físico. Por outro lado, uma pitadinha das última tendências no look não faz mal a ninguém! E agora!? Como trazer as tendências das revistas para o dia-a-dia?? Ajudar neste desafio é a missão do blog O Certo e o Errado da Moda.

Conheça mais sobre Consultoria de Imagem e os serviços oferecidos pela Estilo Sob Medida no site: www.estilosobmedida.com.br




Detalhes, mas juntos fazem toda diferença...

A maioria das pessoas se preocupa bastante com a moda, busca comprar com regularidade novas roupas e acessórios, mas acaba esquecendo de pequenas coisas que, se não estiverem em ordem, poderão arruinar o look.
Pequenos deslizes no cuidado pessoal, quando observados em conjunto, contribuem para uma impressão geral negativa. A roupa pode ser de ótima qualidade e estar na última moda, mas se alguns detalhes não forem observados, a aparência geral vai parecer descuidada; e as pessoas podem elaborar um pensamento inconsciente de que se a pessoa faz assim com ela mesma, que dirá com seus trabalhos e tarefas para os outros. 
O corpo é o “cabide” para a roupa que vestimos. Ele precisa estar no mesmo grau de asseio e arrumação que as roupas, pois o cargo exercido e o meio social exigem.


Vamos aos pontos problemáticos:
1 - Pele - é importante ter uma pele equilibrada e saudável (nem seca e nem oleosa demais). Não é fácil encontrar os produtos corretos para cada pele, mas esta busca deve ser constante. O ideal (para homens e mulheres) é visitar um dermatologista ou esteticista para identificar o tipo de pele e receber informações sobre os tipos de produtos mais adequados para o cuidado diário.
2 - Maquiagem - é importante procurar aprender um mínimo sobre maquiagem, para disfarçar olheiras e dar um ar saudável ao rosto. Vejo muitas mulheres com semblante “triste e cansado” porque não passam absolutamente nenhuma maquiagem. Isto não quer dizer que é preciso usar maquiagem pesada, apenas é necessário dar uma “maquiada” na aparência geral!
3 - Dentes - esse é o ponto mais delicado de todos... o tártaro é um problema muito comum e percebo que nem todas as pessoas se preocupam muito com ele! É absolutamente sério por dois motivos: o primeiro é que, ao conversarmos com alguém, geralmente tendemos a olhar para a pessoa em seus olhos e boca enquanto ela fala; logo... não é difícil prestar atenção no tártaro alheio!! O segundo motivo é a questão da saúde bucal, o tártaro acumulado vai avançando em sentido à raiz do dente, podendo gerar reabsorção óssea e perda do dente!! É super sério!!!
O tártaro acontece porque escovamos os dentes após as refeições, mas não depois dos vários cafés ou comidinhas ao longo do dia; outro problema, também, é a falta de uso contínuo do fio dental, o ideal é usá-lo em, pelo menos, uma das escovações do dia; vale a pena perder dois minutos a mais!



4 - Unhas - ninguém é obrigado a fazer as unhas na manicure toda semana para estar arrumado. Porém, quem opta por cuidar sozinho delas deve estar sempre atento ao estado geral das mãos e um hidratante constantemente para as cutículas e pele. Não vale unhas roídas ou tortas, peles levantadas e mãos super secas.
Em uma reunião em que estamos sentados em voltada de uma mesa, as mãos também se tornam um ponto de atenção para o olhar alheio.
5 - Cabelos - são a moldura do rosto, muitas vezes é possível conseguir um look super arrumado com roupas básicas e um cabelo impecável! Para não ficar escravo do salão de beleza, opte por cortes fáceis de cuidar de acordo com suas habilidades. Homens devem prestar atenção à oleosidade, o cabelo precisa estar sempre limpinho e brilhante!
6 - Barba - são um caso sério para todos os homens, aposto! Mesmo os que não tem muita barba precisam fazê-la, e isso sempre gera algum transtorno relacionado à pele. Se você tiver muita ou pouca barba, não importa! Adquira o hábito de esfoliar a pele do rosto e pescoço uma vez por semana. Os benefícios são incríveis, melhora bastante problemas com foliculite e afins. De preferência siga o item 1 também, procure um profissional para orientar sobre os melhores produtos. No tocante à imagem pessoal, homens que optarem por usar barba, deverão mantê-la sempre aparada e com o desenho alinhado; principalmente embaixo, na região do pescoço. Vale a pena dar uma passadinha pelo barbeiro para ter um cuidado profissional de tempos em tempos!



Cuidar de todos esses detalhes demanda um certo tempo. Priorize as necessidades e crie uma rotina de cumprimento dessas atividades. Invente uma estratégia que facilite e agilize o processo como um todo: deixe os produtos próximos e em lugar de fácil acesso, obrigue-se a cumprir as tarefas em determinado espaço de tempo para desenvolver suas habilidades e se tornar cada vez mais rápido e preciso! Por último, cogite a possibilidade de inserir no orçamento mensal a utilização de profissionais para as atividades que você não leva muito jeito e que perde muito tempo para fazer. Depois que conseguir colocar tudo em prática, você sentirá a diferença na reação das pessoas!

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Marcele tudo bem!Acabei de ouvir sua entrevista na radio nacional de Brasília, mais infelizmente peguei apenas o fim da entrevista. Concordo com você quando diz que nossos cabelos são a moldura do rosto e queria lhe pedir uma opinião. Vejo que sempre que se fala de cabelos sempre são mostrados exemplos femininos e quando se fala de cabelo de homem sempre é mostrado cortes padronizados e curtos. O que você acha sobre cabelo grande em homem? Também é possível haver estilo e manter um look refinado mesmo esse homem tendo cabelo grande? Me chamo Andre e estou pensando em deixar o cabelo crescer pois acho interessante.Obrigado.

Marcele Goes disse...

Olá André, tudo bem?

Em breve postarei a entrevista aqui no blog, então você poderá ouvi-la na íntegra.
Sobre sua pergunta, o uso do cabelo comprido para o homem depende bastante do ambiente de trabalho em que ele atua. Ambientes que exigem maior formalidade, áreas como: Medicina, Advocacia, Administração/Economia, o comprimento do cabelo masculino pode ser, no máximo, um curto não muito batido (fios com comprimento de até 10cm na parte mais longa, como franja). Para ambientes mais criativos e despojados como nas áreas de Marketing, Eventos, Moda, Música, o cabelo pode ser maior, mas precisa ter um corte estiloso que transmita atitude.
Para as duas possibilidades, o cabelo deve estar sempre muito bem cuidado, sem oleosidade e aparado com regularidade para dar o ar de refinamento.

Anônimo disse...

Olá Marcele, obrigado novamente pela atenção. Sou arte-educador e vejo que me encaixo nos exemplos dados por você quanto à profissão. Sua resposta será bastante útil e bem vinda.Aquela máxima de que a primeira impressão é a que fica deve sempre ser levada em conta não é! Obrigado e sucesso pra você.

André

Marcele Goes disse...

Olá André,

De nada! A primeira impressão conta e muito!! Falo sobre isso no post desta semana. Sucesso com seu novo corte de cabelo!

Marcele Goes disse...

Olá André,

Coloquei no Youtube a entrevista para a Radio Nacional de Brasília. Precisei dividir em duas partes, seguem os links:

Parte 1: http://tinyurl.com/5sjvfll

Parte2: http://tinyurl.com/63mskvu

Anônimo disse...

Oi Marcele, só agora ouvi sua entrevista no youtube...Gostei muito e percebo que seu blog ta crescendo e ficando cada vez mais interessante e conhecido. Obrigado pelas considerações e pela atenção e boa sorte no seu trabalho.

Abraços.

André