É fato que a
tecnologia trouxe inúmeras facilidades ao cotidiano, eliminando a
obrigatoriedade da presença física para que duas pessoas se comuniquem. Porém,
de acordo com Marcele Goes, consultora de imagem pessoal e
corporativa da Estilo Sob Medida e membro da Associação Internacional de
Consultoria de Imagem (AICI), todo esse avanço exige alguns cuidados. “É
importante ressaltar que quando estamos frente a frente com alguém, além do
conteúdo falado, usamos expressões faciais, corporais e entonação para nos
ajudar a compreender o discurso. Já no âmbito virtual, ficamos a mercê da
interpretação de texto e fotos”.
Portanto, a dica é ficar atento para que a escrita não provoque uma comunicação
virtual deficiente. “Este é o ponto crítico que pode detonar a boa imagem tanto
na vida pessoal quanto na profissional”, diz a especialista, que acrescenta
outras dicas:
1. Revise o e-mail antes de enviar
Tudo o que está escrito vira um
documento que pode vir a ser usado a favor ou contra alguém. Posts em redes
sociais, e-mails, torpedos, mensagens instantâneas, tudo isso é por escrito;
leia e releia antes de pressionar a tecla “enter”.
2. Cuidado com erros de português
Aparentar falta de domínio do idioma
nativo diminui a credibilidade do profissional. “Use sempre um corretor
ortográfico para evitar que palavras escritas erroneamente sigam adiante.
Também é importante por em prática a nova ortografia e evitar erros de
concordância”, recomenda Marcele.
3. Seja cordial
Se esperamos boa educação e
gentileza, devemos dar o primeiro passo, portanto, é sempre importante usar
saudações iniciais (“bom dia”, “boa tarde”), “por favor” e “obrigada” ao se
comunicar verbalmente ou por escrito.
4. Atenção aos posts indevidos
Não poste na página alheia sem que a
pessoa tenha autorizado, na tentativa de usufruir dos contatos. “Também não é
recomendado fazer comentários que possam ser mal interpretados ou gerar algum
tipo de discórdia”, pontua Marcele.
5. Seja transparente
Evite ao máximo usar cópia oculta em
e-mails, seja transparente e jogue aberto. Um ótimo sinal de que uma mensagem
pode ser duvidosa é a necessidade de escondê-la de alguém envolvido no
processo.
6. Ao negar, apresente uma sugestão
Procure ser objetivo, principalmente
ao se comunicar com diversas pessoas por e-mail. Para Marcele, “ao invés de
responder somente ‘não posso neste dia’, já diga ‘não posso e minhas opções de
horário são A e B’”.
7. Se coloque no lugar do outro
Ao postar fotos, certifique-se de
que todo mundo está bem. Ninguém deve estar de olhos fechados ou com expressões
faciais incompletas (como quando a pessoa está no meio de uma palavra e a
imagem foi capturada). Pense sempre se você gostaria de uma foto sua daquela
maneira, então não faça com os outros.
8. Cuidado com posts em redes
sociais
O perfil nas redes sociais funciona
como um resumo da sua vida. Palavrões, palavras escritas incorretamente e fotos
que deponham contra a imagem devem ser banidos. Ao escolher uma imagem para
postar, pense sempre se os contatos importantes (pais, chefe, entrevistador de
uma vaga de emprego etc.) poderiam vê-la ou se haveria problema. Se ficar na
dúvida, não poste.
9. O menos é sempre mais
Nunca se esqueça de que as redes
sociais são abertas, as pessoas podem olhar, baixar fotos, fazer de tudo com as
informações disponíveis. Por isso, “ainda vale a pena guardar a intimidade para
as comunicações presenciais, com amigos verdadeiros e mais chegados”, completa
Marcele.
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