COMO FUNCIONA:

Estar "fora" da Moda por não usar o que está nas revistas pode não significar estar fora da Moda de fato! É importante se sentir bem, respeitar seu estilo pessoal e tipo físico. Por outro lado, uma pitadinha das última tendências no look não faz mal a ninguém! E agora!? Como trazer as tendências das revistas para o dia-a-dia?? Ajudar neste desafio é a missão do blog O Certo e o Errado da Moda.

Conheça mais sobre Consultoria de Imagem e os serviços oferecidos pela Estilo Sob Medida no site: www.estilosobmedida.com.br




CONSULTORA DE IMAGEM ESCLARECE PRINCIPAIS DÚVIDAS DE MODA CORPORATIVA MASCULINA


Eles entendem de carro, futebol, mulheres, mas ainda têm inúmeras dúvidas quando o assunto é moda. Para Marcele Goes, consultora de imagem pessoal e corporativa da Estilo Sob Medida, a preocupação com a aparência não pode ser deixada de lado nunca. Pelo contrário, deve ser um exercício diário, e não apenas nos momentos decisivos como entrevista de emprego, reunião com o chefe ou almoço de negócios.
Para ajudar nessa questão, a profissional, que também é membro da Associação Internacional de Consultoria de Imagem (AICI), esclarece as principais dúvidas de moda corporativa masculina no pingue-pongue abaixo.

1. Qual é a peça “curinga” do guarda-roupa masculino hoje?
A camisa social de manga longa e com padrão colorido (listras ou xadrez). É uma peça que pode ser usada com costume e gravata (ou sem gravata), com um botão aberto no colarinho e calça social ou, ainda, com mangas dobradas e calça social ou jeans escuro.

2. Qual deve ser a altura da barra da calça?
A barra da calça deve ficar na altura do salto do sapato social, a um dedo do chão. Calças muito compridas e com bastante tecido acumulado sobre o calçado ficam deselegantes e sabotam a imagem.

3. A meia deve combinar com o sapato ou com a calça?
O mais prático é combinar com o sapato. Neste caso, o homem precisará de algumas meias pretas e em tons de marrom.

4. Os botões do paletó devem ser usados abotoados ou desabotoados quando sentado?
O paletó formal, de modelagem mais sequinha e atual, costuma ter dois ou três botões, enquanto que o tradicional geralmente tem três ou mais. A regra é usar o último ou os dois finais desabotoados, mesmo estando em pé. Quando o homem senta, o botão aberto permite que o paletó não aperte na região de movimentação (barriga e quadril). Desta forma, ele pode optar por abrir ou não o paletó depois de sentado.

5. Em locais de trabalho mais informais, qual é o limite de estampa que a camisa pode ter?
Listras estreitas e xadrezes bem miúdos.

6. Jovens executivos podem ousar um pouco mais no ambiente corporativo?
Eles podem apostar em modelagens mais ajustadas e contemporâneas e em misturas de cores que fujam do costume preto. Cinza (médio ou grafite) ou marinho são boas alternativas.

7. A regra é deixar apenas um botão da camisa aberto?
Para o caso de eliminar a gravata, sim. Somente o botão do colarinho deve ser deixado aberto.

8. Se o local de trabalho permitir, como dar mais criatividade ao look?
Ousar na mistura de cores é uma forma de trazer criatividade ao look sem desmontá-lo. Fazer uma composição ousada e bem sucedida de estampas entre camisa e gravata atende nesse sentido. A segunda possibilidade é levar cor a peças mais despojadas, como paletós avulsos, com tecido diferente e menos estrutura em sua construção. Outra ideia é trocar a camisa social branca ou azul lisa por versões estampadas e coloridas.

9. Camisetas polos e sapatênis estão permitidos no casual day?
As polos não entram no casual day e os sapatênis precisam ser em couro. A sugestão é usar um sapato em couro sem cadarços, conhecido como "slip" (aquele em que o homem só enfia o pé e não precisa amarrar).

10. Gravata listrada vai bem com terno risca de giz?
O mais recomendado é quebrar o movimento reto e vertical da estampa do costume com a gravata em motivos pequenos e próximos, ou listras diagonais.

11. Em que peças investir para incrementar o guarda-roupa?
Primeiramente, faça um planejamento financeiro e programe-se para investir em sapatos. Posteriormente, dê prioridade a um relógio de qualidade.

12. O que está vetado no visual corporativo?
Evite calçados sociais fabricados de material sintético ou com solas de borracha, pois transmitem má aparência e sabota todo o restante do look. A dica é investir em sapatos todo em couro, mantendo-os engraxados e limpos.

13. É ruim usar o mesmo relógio todos os dias?
Não precisa ter diversos relógios, basta escolher um de pulseira de couro (mais formal) ou metal e mostrador branco ou preto. Se o modelo for de metal, prefira o polido (brilhante), sem mistura com plásticos ou borrachas e que não sejam esportivos.

14. Como deixar o look com costume e gravata elegante e diferenciado?
Use detalhes que personalizam, como monogramas na camisa e abotoaduras, próprias para o dia a dia, nos punhos. São atributos simples, mas que fazem a diferença e incrementam o look sem exageros.

Estilo Sob Medida nas redes sociais:
Curta: www.facebook.com/estilosobmedida
Siga: @estilosobmedida
 
Sobre a Estilo Sob Medida
www.estilosobmedida.com.br

Sob o comando de Marcele Goes, a Estilo Sob Medida é uma empresa especializada em consultoria de imagem pessoal e corporativa. O trabalho desenvolvido pela profissional, que é membro da AICI, a maior associação de consultores de imagem no mundo, é totalmente exclusivo e personalizado, para que cada cliente descubra suas reais características físicas e eleve a confiança na própria imagem.
Com 12 anos de experiência na área, Marcele Goes é formada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina com MBA em Gestão Estratégica de Moda pela FAAP. Fez treinamentos de Consultoria de Imagem Corporativa no London Image Institute (EUA) e de Consultoria de Imagem Pessoal na Aston-Hayes Image Consultancy (Inglaterra), na IB – Ilana Berenholc (Brasil) e na Dresscode International (Brasil). É, ainda, maquiadora profissional formada pelo Centro Avançado de Estética Payot.


Nenhum comentário: