COMO FUNCIONA:

Estar "fora" da Moda por não usar o que está nas revistas pode não significar estar fora da Moda de fato! É importante se sentir bem, respeitar seu estilo pessoal e tipo físico. Por outro lado, uma pitadinha das última tendências no look não faz mal a ninguém! E agora!? Como trazer as tendências das revistas para o dia-a-dia?? Ajudar neste desafio é a missão do blog O Certo e o Errado da Moda.

Conheça mais sobre Consultoria de Imagem e os serviços oferecidos pela Estilo Sob Medida no site: www.estilosobmedida.com.br




MARCELE GOES RESPONDE 13 PERGUNTAS SOBRE ETIQUETA À MESA


A maioria das pessoas tem dúvidas quando o assunto é “etiqueta à mesa”, afinal, ninguém, anfitrião ou convidado, tem a intenção de cometer qualquer tipo de gafe em eventos sociais. Posicionamento de talheres e taças à parte, a ideia desta pauta é ensinar como se portar à mesa, esclarecendo desde dúvidas simples na hora de comer determinados alimentos, como frango e alcachofra, até dicas básicas de comportamento, como o uso do celular e tom de voz adequado durante uma conversa.
A seguir, Marcele Goes, consultora de imagem pessoal e corporativa da Estilo Sob Medida e membro da Associação Internacional de Consultoria de Imagem (AICI), responde 13 perguntas essenciais para saber sobre o tema. Confira!
 
1. O certo é comer frango com a mão ou usando os talheres?
Use sempre os talheres nas partes tenras da carne, descolando-as delicadamente do osso com o uso do garfo e da faca. Nunca utilize as mãos, mesmo que seja a coxa do frango.

2. Alcachofras são comidas com a mão?
Parcialmente. O correto é retirar as pétalas com as mãos, mergulhá-las no molho e comer a parte macia com os dentes da arcada inferior, devolvendo a folha já degustada ao prato de apoio. Os talheres são acionados somente na hora de comer o coração da alcachofra.

3. É proibido cortar folhas verdes?
Sim, as folhas devem ser dobradas diversas vezes sobre si mesmas, como uma trouxinha, usando o garfo e a faca.

4. Como comer frutas para descascar ou com caroço?
Com o auxílio do garfo, corte a fruta em pequenos pedaços e à medida que ela for sendo consumida. Não é recomendado fatiar e comer tudo de uma vez.

5. Como descartar o caroço de azeitona?
Leve a mão fechada, em formato de concha, à boca, coloque o caroço nela e descarte-o discretamente em um cantinho do prato ou no recipiente de apoio.

6. É feio cortar macarrão?
Não se corta macarrão, pois massas são delicadas e dispensam o uso de faca. O penne, por exemplo, deve ser levado à boca em grupos de duas ou três unidades. Já o ravióli, que é um pouco maior, pode ser cortado em pedaços menores, mas só com o auxílio do garfo. Já o espaguete não é cortado jamais! Enrole-o no garfo e, se necessário, use uma colher para apoiar.

7. Está vetado palitar os dentes?
Sim, totalmente vetado! Os palitos são colocados na mesa para o caso de comer algum petisco como batata-frita e queijos cortadinhos, nunca para limpar os dentes. Para retirar algum alimento que esteja incomodando, dirija-se ao toalete.

8. Qual é a hora certa de colocar o guardanapo no colo?
A partir do momento em que o primeiro alimento for servido, mesmo que seja o pãozinho do couvert.

9. É indicado limpar discretamente a boca antes de usar o copo, para evitar manchas de comida?
Sim, o uso do guardanapo deve ser feito sempre que houver excesso de alimentos, molhos ou temperos nos lábios.

10. Qual deve ser a postura à mesa?
Mais do que usar os talheres corretos, a postura ereta faz toda a diferença quando se está sentado à mesa. Não fique curvado para frente; coloque a cadeira em distância adequada, para que consiga levar o garfo à boca e não trazer a cabeça até o garfo; e mantenha os cotovelos próximos ao tronco, evitando a posição "asa aberta", que, além de deselegante, pode atrapalhar a pessoa ao lado.

11. Como sinalizar o garçom para que o prato seja retirado?
Os talheres colocados juntos na posição 3:15 ou 6:30 (como se o prato fosse um relógio) indica que a pessoa terminou a refeição. Use deste artifício sempre que desejar que o utensílio seja retirado, mesmo se não for comer tudo. Enquanto estiver se alimentando, deixe os talheres apoiados na posição em que estão sendo utilizados ou cruzados na parte de baixo do prato, daí o garçom saberá que não é para retirá-lo ainda. 

12. Qual deve ser o tom de voz durante uma conversa?
Converse em volume moderado sempre, lembrando que os presentes não devem participar de seus assuntos pessoais. O mesmo procedimento vale para as crianças, que não devem ficar correndo pelo restaurante e incomodando a refeição dos outros.

13. Pode atender o celular enquanto estiver sentado à mesa?
Deixe o celular à mesa somente se estiver aguardando uma ligação urgente e avise sua companhia desta condição. É muito elegante e delicado ser atencioso a quem está partilhando a refeição conosco. Se estiver com muitos compromissos, opte por uma reunião mais curta, mas desde que 100% presente.

Estilo Sob Medida nas redes sociais:
Siga: @estilosobmedida

  

Nenhum comentário: